Case: Open Innovation para automação de processos administrativos 

Conheça o case de open innovation da Biti9 e como a startup ajudou a Porto Seguro a implementar a tecnologia e a cultura da automação de processos administrativos. 

Hoje em dia, é crucial que as corporações adotem ferramentas e tecnologias que possam aumentar a produtividade e a eficiência dos seus processos administrativos. Gestores e áreas que ainda trabalham de forma mais manual, gerindo processos um a um, tendem a gastar muito tempo nessas tarefas. E tempo é dinheiro, não tem como negar. 

A automação de processos administrativos consiste na utilização de tecnologias como robôs e inteligência artificial para executar tarefas burocráticas e repetitivas. Essa abordagem é capaz de reduzir erros, diminuir o tempo de execução das tarefas, melhorar a qualidade dos dados e aumentar a eficiência da empresa como um todo.

A startup Biti9 é um exemplo de como a automação de processos administrativos pode trazer benefícios significativos para uma corporação. Veja como!  

Case Biti9 e Porto Seguro: Open Innovation para automação de processos administrativos 

Um dos maiores cases de sucesso da Biti9 foi com a seguradora Porto Seguro, que buscava entender como lidar e implementar a tecnologia e a cultura da automação por meio de RPAs (Robotic Process Automation) e inteligência artificial. 

A Biti9 ofereceu uma solução sob medida, com risco controlado, sem grande investimento e com projeção de crescimento sob demanda. A implementação das automações se tornou um efeito dominó de eficiência dentro da seguradora. 

Houve um aumento considerável na velocidade de entrega de processos internos e o aumento da produtividade do time, que chegou a zerar o backlog de um dos departamentos, fato que era inviável de se realizar de forma 100% humana.

Com os resultados positivos, a parceria entre as duas empresas continuou e outros projetos de automação foram desenvolvidos. Foi criado um laboratório de apoio a automação dentro da Porto Seguro, onde as áreas podiam consultar as oportunidades de automação. E hoje, existe até um hackathon interno da Porto Seguro para descobrir e testar aplicações do ChatGPT dentro das operações.

Um fato curioso sobre essa parceria é que, logo no início, um dos robôs que a Biti9 implementou parou de realizar um lançamento específico na ERP – sistema integrado de gestão empresarial – da Porto Seguro. Mas, durante a auditoria, foi identificado que, na verdade, o erro era em uma etapa pré-robô e a paralisação dos robôs, encarada como erro inicialmente, na verdade estava certa. Ou seja, os robôs ajudaram na identificação do erro, o que salvou muito tempo e evitou prejuízos maiores.

O case de sucesso da Biti9 com a Porto Seguro é um exemplo de como a open innovation pode ser uma estratégia eficiente para resolver problemas internos e impulsionar a eficiência das corporações. A parceria entre as duas empresas é uma prova de que a tecnologia pode ser uma grande aliada para otimizar processos e aumentar a produtividade das equipes, resultando em benefícios para as empresas e seus clientes.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Para que a cultura de inovação dê frutos e se consolide dentro das corporações, é necessário que elas saibam enxergar valor e estejam dispostas a colaborar o tempo todo com as startups. No case da Biti9 com a Porto Seguro, os resultados só foram alcançados graças à essa postura de trocas e transparência entre as partes. Ou seja, é importante que as corporações estejam preparadas para cocriarem, bem como é necessário um entendimento sobre a cultura das startups. Todo o processo é pautado em transparência e ganho mútuo. 

“Todas as solicitações da Porto Seguro foram importantíssimas para que, nós, da Biti9, conseguíssemos atingir níveis de segurança, compliance e confiança. Esses atributos são indispensáveis no relacionamento com grandes corporações”, afirma Martin Luther Candido e Silva, CEO da Biti9. 

“Essa relação traz um frescor e uma nova dinâmica, não só sobre o ponto de vista de tecnologia, de produto ou de mentalidade, mas sobre os processos em si”, complementa Martin. 

Martin Luther Silva, CEO da Biti9 e David Costa Lima, Head de Marketing da Biti9

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Biti9 foi premiada no Ranking 100 Open Startups por quatro anos consecutivos, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria Productivity. 

“Para a Biti9, participar do Ranking 100 Open Startups significa renovar, constantemente, a nossa capacidade de continuar sendo atraente para as corporações. Esse é um processo que se torna um ótimo desafio para a gente, de manter e expandir os contratos atuais e de aumentar a nossa atuação por meio de novos projetos. E, dentro desse contexto de evolução, estar ranqueado dentre as TOP 100 Open Startups líderes em open innovation gera um interesse de outras corporações em entender o que estamos fazendo para continuar sempre entregando valor”, afirma Martin.

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Biti9? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Biti9!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *