Case: Open Innovation na Gestão Energética

Conheça o case de sucesso da startup Time Energy e como eles implementaram a Gestão Energética em empreendimentos da Saphyr Shopping Centers

Se em casa já é difícil fazer a gestão energética corretamente, desde as contas até o uso correto de eletrodomésticos, imagina em um shopping center? No case de hoje, falaremos como a startup Time Energy implementou a gestão energética no Shopping Granja Vianna, em Cotia, e no Shopping Metrô Tucuruvi, em São Paulo, ambos da Saphyr Shopping Centers

Sediada no maior polo tecnológico no Brasil, na cidade de Campinas/SP, a startup Time Energy tem se destacado pelas suas soluções de inteligência e inovação para o controle de consumo energético.

Hoje, com foco no mercado B2B, a startup – que em 2020 recebeu aporte financeiro da EDP Ventures Brasil, veículo de investimento do Grupo EDP – tem como diferencial um trabalho de gestão elétrica de ponta a ponta, utilizando inteligência artificial e machine learning. O principal foco da startup é o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem maior controle de consumo e, consequentemente, uma efetiva economia de energia. A solução traz uma economia equivalente a 10% a 20% da conta de energia com redução dos custos operacionais, a depender das condições de cada empreendimento, além de benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.

Como o Grupo Saphyr implementou a Gestão Energética

Segundo Leandro Pereira, CEO da Time Energy, um dos desafios dos grandes empreendimentos, em especial dos shopping centers, é a gestão eficaz de recursos elétricos, haja vista a complexidade de operações existentes, devido ao tamanho do negócio, e o quanto o consumo consciente afeta a sociedade. Afinal, a gestão energética está presente desde uma emissão de fatura até o monitoramento em tempo real de equipamentos, além de impactar diretamente o meio ambiente e a sociedade onde as empresas atuam. E esses são pontos importantes para a Saphyr Shopping Centers: atuar com eficiência energética, de forma sustentável, capturando resultados positivos econômicos, ambientais e sociais. 

O serviço tornou-se uma solução para que os empreendimentos do Grupo adotassem novos hábitos. Com isso, além da economia financeira, os shopping centers passaram a consumir energia de forma mais consciente, com economia de recursos naturais e redução das emissões de CO2, por exemplo, impactando positivamente o dia a dia de quem mora e frequenta essas regiões. 

A parceria iniciou-se em 2021, com a gestão energética no Shopping Granja Vianna e, em seis meses, a startup realizou o estudo, planejamento e adoção de novas tecnologias no empreendimento. 

Com o desenvolvimento de novos sensores IoT e com a implantação de uma rede privada de comunicação para sensores, foi possível realizar a medição remota de energia, gestão de consumo, análise de faturas, rateio personalizado e data analytics em uma plataforma inteligente. 

No segundo semestre de 2021, o projeto se expandiu para outra unidade do Grupo Saphyr, o Shopping Metrô Tucuruvi, sendo necessária a gestão energética de mais de 250 lojas do empreendimento. Segundo Leandro, na ocasião, novos desafios foram identificados e, a partir da abertura e interesse da corporação, três novas soluções foram cocriadas. 

Parceria de Open Innovation

Com amplo acesso para desenvolvimento, a parceria de open innovation entre a Time Energy e a Saphyr Shopping Centers permitiu o aprimoramento e a criação de novas tecnologias

Leandro ressalta a importância do olhar inovador e sustentável do Grupo durante todo o processo, que envolveu vários players, desde lideranças operacionais até lideranças corporativas. Além disso, o olhar atento da corporação acerca dos processos de trabalho e das necessidades da startup possibilitou a construção de uma relação ganha-ganha. 

“Temos um papel importante na sociedade e sabemos o quanto nossas ações impactam diretamente nas comunidades locais. Por isso, buscamos sempre inovar e implementar soluções em eficiência operacional com foco no bem-estar do público e na preservação do meio ambiente. A parceria com a Time Energy possibilita desenvolvermos um olhar mais consciente e responsável sobre a forma como consumimos energia, reforçando o nosso propósito de construir uma cultura cada vez mais sustentável”, afirma Wellington Morette, gerente de Operações da Saphyr Shopping Centers. 

Ranking TOP 100 Open Startups

O case da Time Energy nasceu a partir do Ranking 100 Open Startups. A startup foi premiada por dois anos consecutivos na categoria TOP 10 EnergyTechs, sendo 4º lugar em 2020 e 2º lugar em 2021.

O Grupo Saphyr enxergou o potencial e a credibilidade da startup e firmou o contrato de parceria em 2021. Segundo Leandro, a visibilidade proporcionada pela premiação foi essencial para que a parceria de sucesso entre a startup e a corporação ocorresse. Além disso, para a Time Energy, a premiação também representa uma abertura comercial de mais impacto, em específico para o mercado B2B. Um reflexo de como a Open Innovation com Startups mais do que dobra a cada ano e que empresas de todos os setores e de todos os tipos procuram fazer negócios com as startups.

Equipe Time Energy
Equipe Time Energy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *