A comunicação no processo de transformação cultural

Você sabia que a comunicação é uma das estratégias fundamentais para guiar a transformação cultural dentro das corporações? 

Comunicar sempre foi um desafio para todos, seja na individualidade, nos meios sociais e também nos meios profissionais. Você já pensou em quantos negócios, parcerias e até relacionamentos pessoais não progridem por falta de uma comunicação assertiva? Mesmo sendo um desafio, a comunicação é fundamental para guiar qualquer transformação cultural, mantendo o alinhamento das mudanças de forma efetiva e recorrente. 

Durante uma transformação cultural, existem ações que são implementadas no curto prazo, que são importantes para manter uma cadência de mudanças e novas ações internas (artefatos). Porém, existem outras ações que demandam mais para serem implementadas, e podem ser de médio ou longo prazo.

Dessa forma, a comunicação sobre essas mudanças é fundamental para o alinhamento e a percepção dos novos processos internos. Além disso, ensinar sobre os comportamentos e princípios culturais desejáveis, caso esses tenham sido atualizados ou refinados, é a chave para reforçar e consolidar essa transformação cultural.

Comunicação e Transformação Cultural: como criar a sua estratégia 

Com alinhamentos constantes e bem estruturados, o processo de transformação cultural será mais fluido, e os colaboradores estarão por dentro de todas as novidades relacionadas às ações e estratégias dessa cultura que está sendo modelada ou modificada. 

Com um propósito bem fundamentado, serão inúmeros os resultados positivos dessa implementação, já que a comunicação é uma forma de ensinar e de explicar motivos de mudanças. A partir da estratégia adotada, você conseguirá, por exemplo, fomentar processos de aceitação de uma forma mais fácil, além de reduzir a “resistência ao novo” (o que é comum em todos nós, seres humanos).

Como sempre digo, “Se Faz Sentido, Vira Cultura”, ou seja, os times precisam entender, por meio da comunicação clara e assertiva, que as mudanças propostas fazem sentido no seu dia a dia, para que essas sejam absorvidas na cultura interna da empresa com o passar do tempo. Além disso, a comunicação pode fomentar o sentimento de dono em cada um, quando mostramos ao colaborador o seu papel nesse processo de transformação.

Criada a sua estratégia e os “porquês” de se trabalhar a comunicação, partimos para como comunicar.

Há diversas formas de você iniciar sua estratégia de comunicação, garantido times alinhados e engajados com as ações e mudanças. Aposte em canais internos, como newsletters, e-mails, canais de chats, plataformas de interação ou, ainda, treinamentos e eventos, de forma que impacte diretamente todos os participantes. Veja qual formato se adapta melhor à realidade da sua corporação. 

Comunicação e a Cultura Aberta para Inovação 

Aqui na 100 Open Startups, um dos pilares da nossa estratégia de comunicação, no que diz respeito ao fomento da cultura de open innovation para corporações e startups, são as Oiweeks, encontros mensais com o objetivo de difundir a cultura e prática da Open Innovation. O encontro é destinado principalmente aos agentes do ecossistema de inovação, justamente para comunicar, ensinar e gerar conexões a partir de conteúdos diversificados, como Open Tables, Open Workshops, Treinamentos e reuniões de Speed-Dating. 

Em sua jornada para implementação de uma cultura aberta para inovação, a Oiweek pode te suportar, sendo um encontro mensal para reciclagem e aprofundamento sobre o tema de Open Innovation para seus colaboradores. E o melhor de tudo é que esse evento é gratuito e conta com dez edições ao longo do ano!

O Movimento Cultura Aberta para Inovação, foco da nossa série de artigos sobre Transformação Cultural, possui quatro pilares: 

Estratégia de Transformação Cultural

E no próximo artigo, falaremos sobre o último pilar, “Premiar”, elemento chave para acelerar o processo de transformação cultural dentro da sua corporação. 

Este artigo agregou valor para você? Então compartilhe com a sua rede!

Autor: Filipe Vicinança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *