O que é Ecossistema de Inovação? Entenda o conceito com o Case da Michelin

Saiba como o termo Ecossistema de Inovação surgiu e como a Michelin desenvolveu uma proposta de geração de valor e relação ganha-ganha que motivou outras montadoras a implementarem estratégias de open innovation. 

Você já se pegou tentando imaginar como as inovações chegam até você? Em muitos casos, elas levam anos e anos no seu desenvolvimento e ocupam um lugar especial na estratégia de longo prazo das empresas. Não foi da noite para o dia que Steve Jobs revolucionou o mundo da telefonia móvel com o iPhone. Além da questão do tempo, o mundo cada vez mais integrado em que vivemos permite mais oportunidades de parceria entre corporações e startups para que possam, juntas, agregar valor ao produto que chega ao cliente. É nesse conjunto de interações que o nosso texto de hoje foca: a gestão de ecossistemas de inovação.

Confira o artigo na íntegra – O que é Ecossistema de Inovação? Entenda o conceito com o Case da Michelin 

Esta é uma produção realizada pelo Bridge Ecosystem, Joint Lab entre a USP e a 100 Open Startups, que tem como objetivo a geração de novas metodologias e ferramentas para a gestão de ecossistemas de inovação.

A iniciativa foi criada com intuito de gerar metodologias e ferramentas para gestão de inovação e empreendedorismo no contexto de ecossistemas e veio em resposta à manifestação de gestores de open innovation que apontaram que a prática da inovação já não podia ser tão bem explicada pelas teorias, modelos e conceitos tradicionais.

A gestão de ecossistemas de inovação é tema essencial para a open innovation. Por isso, todos os meses, o Bridge Ecosystem tem espaço garantido na Open Innovation Week | Oiweek, principal encontro dos atores do ecossistema de inovação para trocar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócio.

Publicado por Bridge Ecosystem 

Escrito por Aline Faria – Pesquisadora da FEA/USP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *