Case: Open Innovation para Transformação Digital

Conheça o case de sucesso da startup eMiolo.com com a Libbs Farmacêutica e como eles ajudaram na implementação da transformação digital e gestão interna.

A trajetória da eMiolo.com iniciou-se em 2005, na cidade de Juiz de Fora (MG). De lá pra cá, a startup cresceu, e percebeu que já era grande demais para permanecer só em Minas Gerais, sendo necessário ampliar sua presença e levar suas soluções para mais corporações. A partir de uma jornada de visão, para se reposicionar no mercado, a startup expandiu a marca e, hoje, já tem uma sede em São Paulo. 

A eMiolo.com tem se destacado por soluções tecnológicas customizadas , tendo como foco o desenvolvimento de soluções inteligentes em softwares para a plataforma web, que auxilia as empresas no processo de cocriação de produtos digitais. A startup atende clientes de vários segmentos e tamanhos, com o desenvolvimento de diferentes plataformas, como aplicativos, soluções web e sistemas de automatização e gestão de processos.

Como a Libbs Farmacêutica implementou a Transformação Digital para o mercado B2B 

A Libbs Farmacêutica, assim como diversas outras grandes corporações, enxergou que uma plataforma customizada, que integrasse seus processos B2B de ponta a ponta, seria um diferencial para que a empresa conseguisse colocar a sua estratégia de vendas dentro de uma solução tecnológica criada especificamente para atender seus processos internos. , afirma Thelma Valverde, CEO da eMiolo.com. 

A solução para essa dor chegou em 2019, com o início do desenvolvimento da plataforma  por meio das tecnologias propostas pela eMiolo.com. Inicialmente, com o foco no mercado B2B, a startup desenvolveu uma solução de jornada: desde a venda até a distribuição dos medicamentos.

Outra dor da corporação era conseguir implementar entregas mais ágeis. As metodologias de desenvolvimento e toda expertise do time da eMiolo.com com o desenvolvimento customizado foi o primeiro passo e, a partir de trocas e mapeamentos, novas soluções foram pensadas e implementadas durante o processo. Por meio de um trabalho feito em conjunto com o time da farmacêutica, , a startup imergiu no ecossistema da Libbs e desenvolveu um processo de ponta a ponta. Hoje, a startup atua também em outras frentes, na estratégia comercial, de vendas, ferramentas de produtividade interna e de distribuição de medicamentos da Farmacêutica, que auxiliam a corporação no processo de transformação digital da farmacêutica e gestão interna.

Em fase de expansão, novas integrações já estão sendo desenvolvidas , como a conexão conectando diretamente a solução com toda a rede de distribuição da farmacêutica, além da implementação do suporte e sustentação das soluções, que apoiam, por completo, o funcionamento das ferramentas. 

Parceria de Open Innovation

Para Thelma, a Libbs possui um olhar amadurecido em relação aos processos de inovação, bem como uma cultura de open innovation bem definida. “E é por isso que está dando certo. É uma parceria longa”, afirma. 

Com a presença de lideranças ao longo de todo o projeto, que incentivaram o desenvolvimento, a startup teve abertura para sugerir novas ações, resultando na cocriação de soluções. 

Segundo Thelma, a abertura da Libbs foi essencial para o crescimento da startup, bem como para o aprimoramento das ferramentas, possibilitando que a eMiolo.com conseguisse entender a real necessidade da farmacêutica, gerando uma relação de empatia e de desenvolvimento para ambas as partes. 

Ter calma e conseguir enxergar a dor da corporação é a dica que Thelma dá para as startups que querem expandir os seus negócios com grandes corporações. Também é importante ter uma alta percepção de como a startup pode e vai gerar valor durante a relação de parceria, refletindo assim na criação de soluções bem estruturadas, que gerem resultados exponenciais. 

Ranking 100 Open Startups

A eMiolo.com foi premiada no Ranking 100 Open Startups pela primeira vez na edição de 2021, garantindo o 4º lugar na categoria TOP 10 New Trends e o reconhecimento no TOP Empreendedorismo Feminino. 

Equipe eMiolo.com

Segundo Thelma, as empresas de tecnologia tiveram um crescimento muito forte devido à pandemia de Covid-19, proporcionando a possibilidade de mais conexões. Para ela, ser uma startup premiada no Ranking é um diferencial para ter mais visibilidade e credibilidade no mercado. 

O reconhecimento no TOP Empreendedorismo Feminino se deu pela liderança de Thelma, que está no cargo de CEO desde o reposicionamento de marca da startup, em 2014. 

A partir de um trabalho feito desde quando a CEO assumiu o cargo, a eMiolo.com possui a mesma quantidade de mulheres e homens em seu quadro de colaboradores, um fato importante considerando que as áreas tecnológicas ainda são ocupadas majoritariamente por homens. Funcionárias empoderadas, que têm incentivo, espaço de voz e liberdade para lidar e criar soluções.

Premiação TOP Empreendedorismo Feminino 2021

Para Thelma, a jornada da mulher, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, dá forças para escalar, propor e desenvolver relações de respeito e reconhecimento.

“Como mulher, é importante termos lugar de fala e conseguir mostrar a nossa credibilidade, e nosso  valor profissional. E isso se faz por meio de atitudes e comprometimento profissional”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.