Sempre é tempo de se tornar uma Maga da Nuvem

Uma Maga da Nuvem auxilia outras pessoas em uma jornada de conhecimento por meio das diversas rotas de Treinamento e Certificação da AWS. Confira a maga da vez!

“Quando eu tinha 12 anos, coloquei na cabeça que queria criar um sistema igual ao da videolocadora que ficava próxima à minha casa. Vi qual era o software que eles usavam, achei a revista em uma banca de jornal que ensinava como criar seus sistemas nesse software e passei uns 10 dias me divertindo com isso. Acho que foi nesse momento que a sementinha do T.I foi plantada.” – Marilia Brito

A fala de Marilia Brito reflete bem o quanto seu destino na carreira de TI sempre esteve traçado, mesmo que por um tempo ela tenha decidido seguir uma carreira diferente. A Maga da Nuvem da vez sempre se interessou por temas relacionados à tecnologia. Um ano depois do trecho citado acima, Marília começou a aprender html e customizar o layout de blogs para seus amigos, aplicando o que aprendia sozinha por meio da leitura de tutoriais, “que eram um tanto quanto escassos em 2002”, lembra.

Mas, na hora de escolher um curso na universidade, optou pelo design gráfico, onde fez carreira por cerca de oito anos. Contudo, aquilo ainda não era o que ela queria. Em 2011, abriu uma loja online, mas sempre sentia falta de mais opções de layout nas plataformas. Foi esse incômodo que a fez voltar a estudar html e css para customizar a plataforma. Gostou tanto que resolveu aprender javascript, python, java e, por fim, matriculou-se na faculdade de Sistema da Informação.

No entanto, iniciar sua carreira na área não foi muito simples, já que ingressou no curso aos 30 anos. Marilia se esforçou muito em todos os seus projetos, sempre disposta a aprender cada vez mais, e isso chamou a atenção dos coordenadores do curso, que ofereceram uma vaga de estágio para trabalhar na equipe de T.I. da faculdade. Durante esse período, se candidatou a uma vaga de estágio na AWS, onde foi selecionada para trabalhar na área de arquitetura de soluções. No decorrer dos cinco meses seguintes, teve uma total imersão na nuvem AWS e executava alguns projetos internos. Posteriormente, passou a trabalhar como arquiteta do setor público, atendendo diferentes startups de educação, ONGs, hospitais e GovTechs.

Há pouco mais de um ano, Marilia abraçou a oportunidade de fazer parte da equipe de instrutores da AWS. Para ela, esta foi mais uma forma de conseguir explicar o funcionamento das coisas e compartilhar o seu conhecimento de maneira simples para o ouvinte, facilitando o entendimento de um determinado assunto, algo que sempre gostou de fazer.

Como se tornar uma Maga da Nuvem?

O primeiro conselho de Marilia é iniciar sua jornada pelo Cloud Practitioner Essentials para ir construindo as bases. Caso você já tenha um conhecimento prévio, você pode seguir em algum curso do nível associate, como o Architecting on AWS, além de ler com atenção a documentação para tirar dúvidas pontuais e conseguir desfrutar cada vez mais da nuvem AWS.

Marília também reforça a importância de sempre estar aprendendo na área, afinal, surgem novidades todos os dias. Além disso, quando se trata da nuvem, há uma demanda crescente no mercado por profissionais com esses conhecimentos, tendo em vista que cada vez mais empresas estão migrando suas cargas de trabalho.

“Um mago da nuvem para mim não é aquela pessoa que conhece profundamente todas as tecnologias disponíveis na nuvem e sim aquela pessoa que tem vontade de aprender e evoluir de forma constante.” – Marilia Brito 

Marília é instrutora de treinamentos como Cloud Practitioner Essentials, Developing on AWS, Architecting on AWS, dentre outros.

Nossos Magos da Nuvem inspiram outros profissionais a se tornarem Experts AWS. Venha aprender com eles!

Temos uma formação digital completa, com conteúdo em português, que você pode concluir em apenas alguns dias. Acesse o link abaixo e inscreva-se.

– Advanced Architecting on AWS

Quer conhecer outras histórias e jornadas possíveis no setor de tecnologia? Acesse a página dos Magos da Nuvem.

Esta é uma produção da Amazon Web Service – AWS, parceira da 100 Open Startups, que estará mensalmente aqui no blog, com artigos específicos para startups! A AWS também estará presente durante todo o ano com conteúdos especiais para startups em todas as edições da Oiweek e oportunidades exclusivas na plataforma 100 Open Startups!

Indicação complementar: Como vencer o desafios de tecnologia na sua startup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.