Open Corps e o cenário da open innovation no Brasil

Confira 7 insights sobre Open Corps e o cenário da open innovation no Brasil

A comunidade de open innovation brasileira é hoje a maior e mais vibrante do mundo. Os motivos que dão esse título de grandeza ao país são muitos, dentre eles está a adoção dessa estratégia por milhares de corporações, que perceberam que o modelo mais bem sucedido de inovação hoje é em colaboração com o ecossistema

Hoje, o Brasil reúne uma comunidade de CEOs, executivos e líderes de grandes corporações engajados na open innovation que é de dar inveja a qualquer país de qualquer continente. O país soma cerca de 25 mil open startups e quase de 7 mil corporações que buscam inovar com startups, sendo que 4.449 dessas corporações tiveram contratos com open startups nos últimos 12 meses. Elas são as chamadas Open Corps, corporações que vêm investindo no relacionamento com open startups.

Juntas, essas corporações e startups foram responsáveis por incríveis 42.588 relacionamentos de open innovation no período.

O que as Open Corps têm em comum

Todas elas praticam open innovation com startups. Em outras palavras, as corporações que mais estão se destacando no mercado têm a inovação aberta como estratégia fundamental e buscam ativamente interagir com open startups, seja em processo de matchmaking, seja contratando serviços ou, até mesmo, investindo ou adquirindo essas open startups. 

O Ranking 100 Open Startups mensura a prática de open innovation e premia os principais praticantes. E foi a partir dos dados coletados para o Ranking que nasceu o estudo Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022.

Essa análise levantou 7 insights sobre as Open Corps e o cenário da open innovation no Brasil, além de previsões para os próximos anos. Confira um resumo da maior análise do mercado sobre a open innovation com startups no Brasil. 

A Open Innovation com Startups mais do que dobra a cada ano e não há sinais de que esse crescimento vai parar tão cedo

Se você é leitor de carteirinha aqui do Blog, você com certeza já viu a gente falando de como a open innovation se tornou a principal estratégia de crescimento das corporações, as Open Corps. 

Pois bem, o primeiro insight é justamente um reflexo de como as empresas estão mais atuantes no ecossistema de inovação e mais abertas para a colaboração a cada ano. O número anual de relacionamentos de open innovation entre corporações e startups mais do que quintuplicou de 2019 a 2022.

Nunca observamos tantas empresas empenhadas na prática. Para se ter uma ideia, durante o anúncio oficial das TOP Open Corps 2022, mais de 100 CEOs de corporações líderes declararam como a open innovation está revolucionando os seus negócios. 

A curva de aprendizado é vigorosa, e a intensidade da Open Innovation com Startups dobra a cada ano entre as empresas mais bem ranqueadas

As corporações também vão avançando, no quesito de maturidade, no ecossistema de inovação. 

O que vemos é um crescimento do entendimento da prática de open innovation. Assim, de relacionamento a relacionamento com as open startups, as corporações conseguem amadurecer suas práticas

O número de corporações com relacionamento de open innovation continua maior que o de startups

Nunca é tarde para implementar uma estratégia de open innovation!

O terceiro insight do estudo identificou que o número de corporações com relacionamentos de open innovation continua maior do que o de startups, mas que a diferença este ano foi menor do que em 2021.

Apenas em um ano, foram mais de 42,5 mil relacionamentos contabilizados entre essas corporações e startups. 

Corporações dos principais setores procuram fazer negócios com as startups

Hoje, no Brasil, os setores que mais fazem open innovation com startups são “Bens de Consumo e Alimentação”, “Energia Elétrica e Renováveis” e “Mineração e Metais”. 

No entanto, o estudo mapeou 25 categorias setoriais de corporações que estão apresentando quantidades relevantes de contratos de inovação aberta. São indústrias que vêm ingressando cada vez com mais intensidade na prática de open innovation com startups.

O interesse dos executivos pelas startups é um novo mainstream

Listamos, no estudo, os principais motivos pelos quais os executivos se engajam com startups, mas vale o destaque para dois deles. 

Conhecer novas ideias e inovações e auxiliar empreendedores no desenvolvimento do negócio. Ambos estão ligados à capacitação, um elemento primordial para entender como é o funcionamento do ecossistema de inovação. 

Assim, observamos uma procura cada vez maior por cursos de capacitação em inovação aberta com startups, por parte de executivos, líderes e gestores. Mas não para por aí, as corporações estão assumindo um papel de suma importância para que o conceito de open innovation escale em seus times. Muitas já estão capacitando seus colaboradores para a prática.

>> Saiba mais sobre a capacitação de executivos para o relacionamento com startups

Quem procura startups acha, e quem não se capacitar vai ficar para trás

A premissa é: quem está disposto a buscar cooperação no relacionamento corporação-startup efetivamente consegue!

Não há limites para a inovação aberta, uma vez que observamos milhares de startups com soluções inovadoras, que se enquadram em realidades diversas e estão dispostas a contribuir para a solução de desafios do mercado, da sociedade e das pessoas.

Assim, entendemos que, para as empresas que ainda não têm relacionamentos de Open Innovation com Startups, não é tarde para começar, e essa jornada começa com capacitação!

Perfil do Campeão

O que existe em comum entre as empresas premiadas como TOP Open Corps é que observamos que são empresas que vivem seu propósito, valorizam suas pessoas, ouvem mais seus clientes, fornecedores e parceiros.

São empresas que se organizam capacitando as suas pessoas para gerar valor com startups e se abrindo à colaboração a partir de processos bem estruturados, visíveis, bem comunicados e transparentes.

Quer conferir esses e outros dados sobre a prática de open innocation com startups! Então acesse o estudo!

Imagem com a escrita Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *