Inovação aberta com startups: conheça as corporações líderes no Brasil 

O Ranking 100 Open Startups divulgou as corporações líderes em inovação aberta com startups em 2022. Confira as TOP Open Corps premiadas neste ano. 

O Ranking 100 Open Startups, maior ranking corporativo da América Latina anunciou as empresas que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano! 

O Ranking deste ano foi o mais concorrido de todas as sete edições. As corporações fecharam mais negócios com startups do que nunca. 

Segundo o levantamento, realizado entre julho/21 e junho/22, os contratos de Open Innovation fechados entre corporações e startups movimentaram um total de R$ 2,7 bilhões, representando um valor médio de R$ 260 mil por contrato.

“Após sete edições do Ranking 100 Open Startups, reconhecemos claramente o impacto da open innovation e das open startups como ferramentas de transformação – não apenas das corporações, mas do mercado, da sociedade e, especialmente, das pessoas. Posso afirmar com muito orgulho que o Brasil possui hoje a maior e mais vibrante comunidade de open innovation do mundo, o movimento open startups vem expandindo para toda a América Latina e outras regiões do mundo”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

Inovação aberta com startups: veja quem é destaque

Conheça as TOP 3 Open Corps de 2022: 

Ambev

Pelo segundo ano consecutivo, a Ambev conquistou o primeiro lugar, TOP 1 Open Corps, como a corporação que mais praticou inovação aberta com startups no último ano.

Ao todo, a Ambev somou 2.407 pontos no Ranking. Além do TOP 1 geral, a corporação também conquistou o TOP 1 na categoria Bens de Consumo e Alimentação

“A colaboração com o ecossistema de startups é parte crucial da nossa estratégia de negócios. Hoje, a gente se enxerga como uma plataforma com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e que gera conhecimento compartilhado para todo o ecossistema. E a inovação aberta é parte essencial dessa nossa transformação, porque a gente sabe que é impossível inovar sozinho. Liderar novamente o TOP Open Corps só comprova que estamos no caminho certo”, afirma Eduardo Horai, Vice Presidente de Tecnologia da Ambev. 

Suzano 

A Suzano conquistou a 2º colocação geral neste ano. Esta é a primeira vez que a corporação chega ao TOP 3 entre as líderes em open innovation com startups. Na edição 2021, a Suzano havia garantido a 10ª colocação geral no Ranking, mostrando que vem investindo cada vez mais na inovação com startups! 

A Suzano garantiu o TOP 2 no ranking geral, com 1.725 pontos, além de ser TOP 1 na categoria Florestal, Celulose e Papel

“Colaborar com startups faz parte da cultura e da estratégia da Suzano. Por isso, estar no ranking TOP Open Corps nos dá muito orgulho e muita satisfação”, afirma Christian Orglmeister, Executive Director for New Bio-businesses, Strategy, Digital Tech da Suzano. 

ArcelorMittal 

Marcando presença pelo terceiro ano consecutivo entre as primeiras colocações, a ArcelorMittal garantiu sua posição de destaque no Ranking 2022, desta vez como TOP 3 Open Corps. Desde 2019, a corporação figura entre as líderes em open innovation com startups no Brasil. 

A ArcelorMittal fez 1.642 pontos nesta edição e também ficou no TOP 1 na categoria Mineração e Metais

Além de Ambev, Suzano e ArcelorMittal, Raízen, BASF, IBM, Stefanini, Unimed Brasil, Vivo e Bradesco fecham as TOP 10 Open Corps de 2022

Quer conhecer a lista completa das TOP 100 Open Corps e também as corporações líderes em 25 categorias setoriais? Confira toda a lista de premiadas no site do Ranking 100 Open Startups 2022.

Destaque na mídia

O anúncio das TOP Open Corps do Ranking 100 Open Startups 2022 foi destaque nos mais relevantes veículos de mídia do Brasil! Confira algumas das principais matérias: 

Estadão: Grandes empresas buscam startups para acelerar inovação; confira o ranking

Forbes: Saiba quais são as empresas que mais contratam startups no Brasil

Startups: Ambev, ArcelorMittal e Suzano são as que mais contratam startups no país

The Shift: Um bom ano para a Inovação Aberta

O Globo: Cervejaria está entre as empresas líderes em inovação com startups do Brasil

Isto É Dinheiro: Grandes empresas buscam startups para acelerar inovação

Todas as matérias você pode ler no site do Ranking 100 Open Startups 

Inovação aberta com startups: panorama e cenário atual

O anúncio das TOP Open Corps 2022 marcou, ainda, o lançamento do Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022,  um estudo inédito, que reúne os principais dados sobre open innovation com startups no Brasil. A análise é a mais completa já publicada sobre esse mercado.

Confira os principais insights do mercado!

E fique de olho! As startups premiadas como líderes em open innovation no ano serão anunciadas no dia 8 de novembro!

Imagem com a escrita Panorama sobre a Prática de Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *