Open Innovation para análise de investimento em eventos

A análise de comportamento de consumidores é uma estratégia essencial para as corporações entenderem melhor sobre seus produtos e serviços.

 

Coletar e analisar dados sobre o comportamento do consumidor é fundamental para que as empresas identifiquem melhores maneiras de crescimento do seu negócio, utilizando a análise de padrões e preferências do consumidor para tomar decisões mais assertivas sobre estratégias de marketing, comunicação, presença e desenvolvimento de produtos. 

 

A startup AntennasBI, fundada em 2015, é um exemplo de empresa que oferece uma análise de comportamento de pessoas, em toda América Latina, por meio de seus celulares.

 

A AntennasBI captura informações sobre a interação do cliente com o produto ou serviço em tempo real. Os dados são, então, analisados para fornecer insights valiosos sobre o mercado, consumidores, preferências, geolocalização dos consumidores e comportamentos de compra! 

 

A startup se destaca por acompanhar pessoas e coletar informações relevantes para atender aos objetivos de negócios.

 

A AntennasBI tem sido bem-sucedida em ajudar empresas a entender melhor seus consumidores e, assim, segmentá-los de forma mais efetiva. Entre outras empresas, Unilever, Danone e Grupo Bimbo já usaram da expertise da AntennasBI em seus negócios. 

 

Case Antennas e Pernod Ricard: Open Innovation para análise de investimento em eventos 

 

Um dos cases de sucesso da AntennasBI foi com a Pernod Ricard, multinacional francesa, proprietária das principais marcas de bebidas alcoólicas do mundo! 

 

A Pernod Ricard identificou que investir em eventos de diferentes tamanhos era uma ação de marketing importante para a sua estratégia. A empresa analisou que a presença em uma ampla variedade de eventos, como festivais de música até exposições agropecuárias, fomentava o crescimento da marca no país

 

Assim, a Pernod Ricard investia uma quantidade significativa de dinheiro em áreas-chave para atrair clientes e aumentar a visibilidade de suas marcas de whisky, vodka e gin, como Absolut, Beefeater, Ballantine’s, entre outras.

 

No entanto, o retorno exato desse investimento não podia ser medido com precisão. Era um risco não calculado, um verdadeiro salto no escuro.

 

Os patrocínios nos eventos não estavam saindo barato e não havia uma estratégia melhor desenhada para saber em qual evento investir e quais resultados seriam alcançados. Foi com esse cenário que a empresa firmou uma parceria de open innovation, em 2022, com a AntennasBI. 

 

A startup, com a sua expertise em análise de comportamento do consumidor, começou a desenhar uma estratégia utilizando técnicas de triangulação e geolocalização por meio de dispositivos móveis, com a solução BTL_ROI.

 

Assim, com a ação foi possível determinar a posição das pessoas, sem a necessidade de aplicativos específicos. Por meio do uso de tags e ativação via DMPs (Data Management Platform), a AntennasBI conseguiu entender a quantidade de pessoas que visitaram locais específicos, como os eventos que a Pernod Ricard patrocinava. 

 

A estratégia da startup continuou a ser aprimorada: eles aplicaram pesquisas, de aproximadamente 15 a 20 minutos, via SMS, enviaram notificações em aplicativos de operadoras e até mesmo anúncios em redes sociais para os consumidores dos eventos. 

 

Segundo Gustavo Lotufo, CEO da AntennasBI, “esses questionários nos forneceram informações valiosas sobre o comportamento das pessoas e como elas interagiram com as ações realizadas nos eventos. Com esses dados, pudemos medir o verdadeiro retorno de cada real investido pela Pernod Ricard”. 

 

Por meio dessas análises, foi possível entender quais atributos estão sendo construídos, qual público foi mais impactado e quem tem a maior probabilidade de comprar os produtos da multinacional francesa. 

 

Como resultados da parceria, a AntennasBI conseguiu entregar informações de quais eventos realmente valem a pena investir, quais as melhores ações para cada ocasião e dados da dimensão e da quantidade de pessoas que podem se tornar futuros clientes da empresa. Com isso, a multinacional pode enxergar com clareza quanto investir e como investir seu budget de comunicação, por meio dos eventos.

 

“No passado, tomar decisões de investimento desse tipo era um desafio, pois havia pouca informação concreta disponível. No entanto, graças à AntennasBI, pela primeira vez na história, tornou-se possível medir claramente o sucesso desse tipo de investimento”, afirma Gustavo Lotufo. 

 

O CEO reforça, ainda, que apenas com o uso de dispositivos móveis, sem interferir na experiência das pessoas que frequentam os eventos, é possível obter essas informações cruciais.

 

Com os resultados da parceria, a AntennasBI e a Pernod Ricard firmaram diversos outros projetos! 

 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

 

“Sem inovação, não há mudança”, afirma Gustavo. O CEO complementa que a parceria deu bons frutos graças à inquietação dos executivos da Pernod Ricard, que viram a necessidade urgente de inovar para sanar uma dor que já era considerada como “normal” dentro da empresa.  

 

Para Gustavo, as startups cumprem um papel de suma importância para otimizar os processos e o dia a dia das corporações.

 

Elas estão participando cada vez mais do ecossistema de inovação, e as corporações que não se abrem para a open innovation tendem a ficar muito para trás na corrida por novos mercados, produtos, serviços e clientes.

 

Com a parceria entre a AntennasBI e a Pernod Ricard foi possível entender os desafios e estruturar um processo baseado em divisão de tarefas, clareza nos objetivos e experimentação. “Tudo começa com pilotos, testes, implementa-se ajustes e depois roda-se o que deu certo, ajustando o que saiu do escopo. Assim foi com a Pernod Ricard e o BTL_ROI da AntennasBI”, complementa Gustavo. 

 

A AntennasBI foi premiada no Ranking 100 Open Startups por dois anos consecutivos, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria Big Data.

 

“Foi fundamental para a AntennasBI e para as outras premiadas o reconhecimento como startups líderes em open innovation com corporações. Vimos elogios de todas as partes e muita abertura de portas do ecossistema como um todo”, afirma Gustavo.

 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a AntennasBI? Acesse o link abaixo e conecte-se:

 

>> Quero me conectar à AntennasBI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *