Open innovation na prática: preparando seu time para interagir com as startups

Conheça boas práticas de open innovation para criar relacionamentos muito mais valiosos, inspiradores, enriquecedores e proveitosos com as startups.

Cada vez mais empresas estão interessadas em se juntar ao mundo da inovação aberta, realizando relacionamentos de open innovation com startups. Porém, muitos líderes em inovação, gestores e executivos não sabem por onde começar ou estão em busca de orientações sobre como aprimorar o processo, seja em seu próprio trabalho, seja na preparação das suas equipes para esse jogo.

Por isso, neste artigo trouxemos reflexões e dicas relacionadas a três temas principais que o permeiam: aspectos de desenvolvimento pessoal; dicas e aprendizados de o que NÃO fazer e, ainda, dicas e aprendizados DO QUE fazer. Open innovation na prática, confira o que fazer e o que não fazer: 

Open Innovation com Startups e os aspectos de desenvolvimento pessoal

Neste tópico, separamos as melhores práticas no que tange o relacionamento com os empreendedores de startups e como ambas as partes podem – e devem – estar abertas às trocas e contribuições. Seja para você, líder, gestor e executivo contribuir com a sua experiência, seja para o empreendedor que busca entender mais os processos de uma corporação. 

Os aspectos de desenvolvimento pessoal contribuem diretamente para a criação de valor, que, consequentemente, resulta em relacionamentos mais sadios e duradouros. 

Ao interagir com startups, você vai se relacionar com pessoas que apostaram em ousar, inovar e arriscar parte de sua carreira em projetos de impacto. Você pode aprender muito a desenvolver essas habilidades na sua própria carreira, acompanhando as jornadas desses empreendedores, cheias de altos e baixos, pressões e conquistas. Esteja aberto ou aberta para contribuir, trazer sua visão, sua experiência e dê feedback. O cerne da inovação aberta é a colaboração. 

Além disso, é importante adotar uma postura de cocriação. Ou seja, abra a cabeça junto com o empreendedor e explore as possibilidades, em vez de apenas julgar ou selecionar. Teste a sua capacidade de contribuir e a capacidade do empreendedor de te ouvir, faça com que ambos assumam um pouco a posição do outro para explorar caminhos.

Por mais experiente que o empreendedor seja, você está exposto a desafios na sua empresa e no mercado que ele talvez desconheça ou não tenha a mesma clareza que você. Por menos experiência que você tenha em empreender, sua experiência e visão podem abrir os olhos do empreendedor para insights.

Criar essa empatia e abertura na conexão trará benefícios de aprendizados a ambos, e cada interação será uma oportunidade de as duas partes saírem melhores.

Controle a ansiedade do empreendedor em fechar negócio e parcerias com a sua empresa. Seja transparente nas suas intenções e possibilidades dentro da empresa e ofereça o seu melhor a cada interação

Dicas e aprendizados de o que NÃO fazer 

O relacionamento entre corporações e startups é repleta de desafios, mas tem ações muito negativas que devem ser evitadas sempre. Veja: 

❌ Evite críticas e julgamentos precipitados. Inovação é um jogo difícil. Não tem certo e errado para o novo. Desafie as suas próprias opiniões ouvindo o empreendedor. Respeite o tempo do empreendedor dando-lhe a atenção devida.

❌ Evite também pedidos que gerem desconforto ao empreendedor que tem poucos recursos, como reuniões excessivas para extrair conhecimento dele, sem lhe dar nada em troca.

❌ Não peça que ele realize atividades que consumam tempo e recursos – que são o que ele tem de mais escasso – com coisas para as quais não vai dar atenção, como Provas de Conceito, Demonstrações e Relatórios, se não tiver claramente uma oportunidade real a oferecer. Procure sempre equilibrar o custo da interação para o empreendedor com pedidos prematuros.

Não prometa coisas que não tenha alçada para decidir. Não crie expectativas desnecessárias. O empreendedor está em uma posição de sonhador, guerreiro. Ele pode abraçar desafios confiando em você e vai tender, pela posição dele na relação, a receber oportunidades com um otimismo muitas vezes exagerado. Ajude ele a manter o pé no chão em termos dos passos e etapas pelas quais precisará passar até concretizar algo.

Open innovation na prática: dicas e aprendizados DO QUE fazer

Se por um lado há ações a serem evitadas, por outro há também comportamentos e atitudes que devem fazer parte para preparar o seu time para Open Innovation com Startups

✅ Capacite-se continuamente. As práticas inovadoras mudam constantemente, assim entender quais são as tendências e o que há de novo no mercado é essencial criar relacionamentos bons com as startups. 

Conheça o Programa 100-10-1 Startups, programa executivo de certificação de mentores de startups. 

✅Faça parte ativamente do ecossistema de inovação. Além das startups, uma gama de outros líderes, gestores e executivos estão na rede e, nela, é possível você aprender com as outras pessoas, que podem ter passado por desafios semelhantes aos seus. 

✅ Tenha em mente que fazer a gestão do ecossistema de inovação da sua corporação é muito valioso para gerar valor em conjunto com todos os agentes que estão ligados a inovação. 

Sem liderança não há inovação! Fazer com que as pessoas da sua corporação entendam o que é a inovação e como elas são primordiais para o desenvolvimento da inovação é muito importante. Lembre-se: a inovação não é responsabilidade de apenas uma área ou de um time, a inovação se constrói com todas as pessoas de uma corporação. Ser um líder que entenda os processos, mas que também dê exemplos de como atuar com as startups, dará ainda mais peso para que novas inovações, e novos protagonistas, surjam dentro da corporação. 

Leia também: Liderança Ambidestra: a capacidade de gerar resultados com inovação

✅ Defina desafios e estratégias apenas após conhecer o ecossistema e o potencial das startups: o que elas oferecem, o que elas buscam. Os insights que você pode receber das startups, antes de definir o que quer, são fundamentais.

✅ Entenda que existem muitas formas de interagir com as startups. Crie jornadas diferentes para objetivos diferentes. Por exemplo, Business Operation, Business Partnership e Corporate Development. 

✅ Por fim, defina bem o que consegue agregar às startups e faça da jornada de relacionamento com elas um benefício em si.

Essas dicas são frutos da nossa experiência acompanhando o desenvolvimento da open innovation com startups no país desde seu início, e vendo cada vez mais empresas se envolvendo com o tema, ainda que sem programas estruturados. 

Logo com a escrita Programa 100-10-1 Startups - PROGRAMA EXECUTIVO DE CERTIFICAÇÃO DE MENTORES DE STARTUPS.
Programa 100-10-1 Startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *