Gestão de Cultura: conheça ferramentas para tirar as suas ideias do papel

Investir em ferramentas de gestão de cultura é um importante passo para estratégia, tanto para identificar falhas, como para idealizar novas ações. 

Trabalhar com a cultura organizacional pode ser um processo complexo e exige a construção de uma estratégia sólida. Na trilha de cultura, abordamos diversos pontos que são relevantes para a construção e consolidação de um plano de cultura organizacional que gere bons resultados. 

Ter um panorama da importância da ação é o primeiro passo para você despertar a força da transformação cultural dentro da sua empresa. Porém, com a sua estratégia desenhada, você precisará se ater às ferramentas que podem te ajudar a consolidar a jornada de gestão de cultura. Confira as principais:

Metodologia PDCA (Plan; Do; Check; Act)

A partir da sua estratégia desenhada, a sua transformação precisará passar por etapas que se encaixam muito bem em um ciclo PDCA:

Plan: O primeiro item a se fazer é estruturar o seu plano de transformação cultural. É necessário, então, realizar um diagnóstico prévio para validação da estratégia. No plan, você terá que definir as ações, como estruturar o time responsável por tirar as ações do papel. 

Do: Após consolidar o plano da sua estratégia, o próximo item da lista é fazer com que as ações sejam implementadas. Nesse momento, realizar treinamentos com o time envolvido no processo de execução também é necessário, pensando em alinhamentos para que o plano seja bem executado. 

Check: Verificar quais pontos da sua estratégia deram certo ou não é de suma importância para prever o avanço do plano de cultura, Nesta etapa, você poderá elaborar pesquisas internas sobre as  ações realizadas até então. O processo de verificação deve ser feito com rotina, para que as falhas não sejam esquecidas, ou pior, se agravem. 

Act: Na última etapa, após verificar o andamento das suas ações, você deve partir para a ação, pesquisando e implementando novos pontos, com o pensamento sempre de solucionar os problemas identificados anteriormente. 

O ciclo de PDCA deve ser repetido diversas vezes para que sua transformação aconteça de fato. Ou seja, ao concluir o Act, volte ao primeiro ponto e observe a evolução da sua estratégia e os novos desafios que surgiram. 

A duração do ciclo de PDCA pode variar de acordo com o tamanho da empresa e da agilidade para implementar e identificar falhas. Em uma startup, por exemplo, esse ciclo poderá ser feito em até menos voltas. Mas quando falamos de grandes transformações em grandes empresas, esse processo pode levar anos.

Leia também: 5 passos para implementar a transformação cultural em startups

Canvas 

Existem vários Canvas que podem ajudar a organizar sua estratégia de transformação cultural, além de refinar iniciativas e percepções do seu time. Os canvas apresentados abaixo são da Fearless Cultura, consultoria de design cultural.

Change Canvas: Indicado para diagnóstico da cultura atual. Com ele você consegue levantar pontos que precisam ser eliminados da sua estratégia, bem como o que precisa ser criado, aceito e preservado em relação a sua cultura atual. 

Culture Design Canvas: Está querendo ter uma visão geral de como está sua cultura? Esse canva é indicado para você! Nele, você poderá levantar a missão, visão e valores da sua empresa. Além disso, mapear quais são as iniciativas internas que sustentam seus rituais e engajamento de times

Tension Canvas: Precisa aprofundar em comportamentos encontrados dentro da sua empresa? O Canva de Tensão é ideal para mapear quais são os comportamentos do seu time que geram resultados positivos e negativos na empresa. 

Gestão de Cultura e Transformação Cultural

Além desses frameworks, você pode implementar o Canva de Transformação Cultural. Você pode desenhar suas iniciativas e ações internas para que sustentem cada um de seus pilares: Capacitar; Empoderar; Comunicar; e Premiar, além do exemplo da liderança. O que acha de fazer esse exercício?

Estratégia de Transformação Cultural

 

Autor: Filipe Vicinança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *